Resultados de Exames

Login
Senha

 

1. Remédios interferem em exames laboratoriais?

Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

 

2. Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos matabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

 

3. Mestruação interfere nos exames?

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.

 

4. A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.

 

5. Como deve ser a alimentação para os resultados de triglicérides serem confiáveis?

Você deve manter a sua dieta habitual nos 15 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue.

 

6. Bebida alcoólica também pode alterar os resultados dos exames?

Sim. Principalmente os das gorduras séricas (Ex: Triglicerídeos). Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar o resultado. Por isso, o ideal é, antes de realizar o exame, ficar pelo menos 3 dias sem ingerir bebibas alcoólicas.

 

7. Porque as vezes o local de coleta de sangue fica roxo?

Isso chama-se hematoma. É quando o sangue extravasa da veia. Pode ocorrer pelo fato de veias com paredes finas ou delgadas, delicadas; falta de boa compressão no local da punção; paciente que faz uso de medicamento que altera a coagulação do sangue (Aspirina ou AAS); quando paciente pega peso ou dobra o braço usado na coleta de sangue. O ideal é manter o braço, que foi usado para coleta, relaxado, sem pegar peso e sem dobrá-lo.

 

8. Sou fumante. Isso tem alguma interferência?

Sim. Principalmente nos testes de agregação plaquetária, curva glicêmica, VHS e exame ergométrico. O ideal é evitar o fumo pelo menos um dia antes da realização dos exames.

 

9. A Aspirina altera resultados de exames?

Sim. Ela está presente com muitos analgésicos e antitérmicos, por exemplo: AAS, Doril, Melhoral, Cibalena, Buferin, Doloxene-A e Aspirina C. Ela também está presente em associação com outras substâncias em antiácidos como: Engov e Alka-Seltzer. Todos os remédios com uma substância chamada "Ácido Sulfosalicílico" interferem nos exames da coagulação do sangue, interfere ainda na dosagem de um dos hormônios da tireóide (T4). Adquira sempre o hábito de ler a bula dos medicamentos a serem tomados por você e atente para as substâncias que contêm.

 

10. A Novalgina também causa alterações no exames?

Sim, no exame de dosagem de creatinina. O uso de remédios contendo dipirona, a Novalgina é um deles, pode fazer com que o resultado da creatinina esteja mais baixo do que o real. Portanto, ao submeter-se a este exame que avaliza a função renal, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores à coleta, sempre sob autorização médica.

 

end faq

guia jejum

teste do pezinho

Faça o teste do pezinho do seu filho no LABORATÓRIO BARTH.

Seu filho merece esse carinho.

 Saiba Mais...

São Jerônimo

1357703558 mail -2Avenida Bento Gonçalves, 170

1357703566 contact(51) 3651-1249

1357703359 map markerAbrir mapa ampliado

Butiá

1357703558 mail -2Av. Piratini, 65

1357703566 contact(51) 3652-1357

1357703359 map markerAbrir mapa ampliado