Resultados de Exames

Login
Senha

hepatite-d1-620x464Conheça um pouco mais sobre essa doença que pode levar o paciente ao óbito

 

A Hepatite D, também conhecida como Hepatite Delta, é outra doença viral, contagiosa, que atua em conjunto com o vírus VHB, o vírus que causa a Hepatite B. Isso acontece por que o vírus que causa a Hepatite D é incompleto e necessita do vírus causador da B para se replicar e se multiplicar no organismo.

A contaminação pela Hepatite Delta pode ocorrer através da relação sexual sem preservativos, pelo compartilhamento de objetos íntimos, como aparelho de barbear, depiladores e escovas de dente, pela transfusão de sangue e pelo aleitamento materno. Gestante também podem contaminar o bebê com o vírus.

 

Sintomas

Os principais sintomas da Hepatite B são náuseas, vertigens, febre, dores musculares, nas articulações e no abdome, vômitos, fadiga, sensação de cansaço, pele e olhos amarelados, urina de cor escura e fezes de cor clara. Os sintomas são bastante parecidos com os dos demais tipos de hepatite, porém é necessário ficar atento para poder discernir qual o verdadeiro tipo de doença acometeu o paciente.

 

hepatite-d-620x389Diagnóstico

O diagnóstico da Hepatite D é feito basicamente a partir da análise dos sintomas do paciente. É importante atentar-se no que diz respeito à evolução do quadro, pois a doença pode aparecer de foram crônica ou aguda e, em casos mais graves, pode evoluir para outros problemas mais graves.

Exames sanguíneos e exames de analise de fezes são importantes para detectar a presença do vírus causador da doença no organismo. É importante o diagnóstico rápido da doença, para evitar a evolução para outras doenças como câncer e a cirrose.

 

Prevenção

Ainda não há tratamento específico para a cura da Hepatite D. Repouso, dieta leve, balanceada e rica em legumes e vegetais, e a vacinação são elementos que podem auxiliar na prevenção da doença.

A prevenção da Hepatite D também é feita com a vacinação. Devem receber a vacina recém-nascidos, pessoas com vida sexual ativa, pessoas que convivem com infectados e pessoas que necessitam de transfusão de sangue ou de hemodiálise. Usuários de drogas injetáveis, profissionais de saúde, doadores de órgãos e de medula óssea, policiais, manicures, podólogos, portadores do vírus HIV, vítimas de abuso sexual e até a população indígena também devem ser vacinados para prevenir a doença. O paciente diagnosticado com a Hepatite D deve banir as bebidas alcoólicas do seu dia a dia, pelo menos até o final do tratamento.

 

Tratamento

É importante ressaltar que o paciente diagnosticado com a Hepatite C deve iniciar o seu tratamento imediatamente. O tratamento para esse tipo de hepatite visa reduzir e aliviar os sintomas. Medicamentos antivirais e diminuição de atividades físicas também ajudam no tratamento da Hepatite B. Todo e qualquer medicamento deve ser tomado com acompanhamento médico, pois a utilização de substâncias contraindicadas pode levar o paciente à problemas mais sérios, como o cirrose e ao câncer. O paciente também deve eliminar as bebidas alcoólicas de sua rotina até o término do tratamento e a cura da doença.

health food woman saladQuando se trata de alimentação, cada um tem um gosto particular. Uns preferem doce, enquanto outros, salgado e por aí vai. A lista de sabores é grande e a de opções também, são pratos elaborados, pratos simples, compostos, sem esquecer de mencionar o famoso arroz e feijão do dia-a-dia.

Seja qual for a preferência, o ideal é que seja seguida uma ordem para que o corpo esteja sempre alimentado, com energia e no peso ideal. Muitos pensam que certos alimentos engordam mais que os outros, por isso evitam come-los, mas a verdade é que tudo depende do seu ritmo, de como você adiciona os alimentos à sua rotina e como você lida com a sua alimentação.005

Comer de 3 em 3 horas é essencial para o bom funcionamento do organismo e também para manter o peso, embora muitos duvidem que isso possa ser verdade.

Fazer pequenos lanches saudáveis a cada 3h pode ser a fórmula para o peso ideal.
O nosso organismo necessita de energia para desempenhar as funções rotineiras, como andar, trabalhar e pensar, e quando fica muito tempo sem energia –

Leia mais...

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lança na próxima quinta-feira (28) a campanha “Segura aí”, Perguntas-ao-urologista-onlineque alertará a população sobre as medidas que devem ser adotadas para atenuar e mesmo curar problemas de incontinência urinária. A iniciativa vai beneficiar três capitais: Rio de Janeiro (no Largo da Carioca), São Paulo (em frente ao Museu de Arte de São Paulo) e Porto Alegre (na Esquina Democrática).

Leia mais...


insonia-size-620Passar cinco dias dormindo pouco – menos do que cinco horas por noite — pode ser o suficiente para fazer com que uma pessoa engorde cerca de um quilo, concluiu um novo estudo da
Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, quem passa mais horas acordado, embora gaste mais energia, come mais do que precisa e, assim, ingere uma quantidade de calorias maior do que gasta, especialmente à noite, o que acaba promovendo o ganho de peso.

Leia mais...

São Paulo – Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) utilizou histórias em quadrinhos para ajudar crianças em idade de pré-alfabetização a identificarem a presença de distúrbios do sono nelas mesmas ou em membros de suas famílias. Os desenhos ajudam no boy sleepingreconhecimento do ronco, insônia, síndrome da apneia obstrutiva do sono (uma espécie de parada respiratória durante o sono) e síndrome das pernas inquietas.

O objetivo do estudo foi evitar o agravamento desses problemas, além de trazer o reconhecimento de que roncar não é normal e pode significar problemas de saúde mais sérios. Foram submetidas a uma avaliação 548 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, estudantes do ensino fundamental em escolas públicas e privadas.

Segundo a autora da pesquisa, Eleida Camargo, doutora em

Leia mais...

Pesquisadores britânicos alertam para risco de beber regularmente antes de dormir.

 

Um estudo britânico sugere que o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir pode prejudicar a noite de sono.

120531022953-underage-drinking-story-topSegundo a pesquisa, feita pelo Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono e, se consumido com frequência antes de dormir, pode causar problemas sérios como apneia e insônia crônica.

Por um lado, a ingestão de álcool pode encurtar o tempo para um primeiro cochilo e levar a um sono profundo, mas, por outro, é capaz de anular o ciclo do sono REM (movimento rápido dos olhos, em inglês), fase em que ocorrem os sonhos e que proporciona um descanso maior.

Leia mais...

aidsAids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus), que leva à perda progressiva da imunidade. A doença - na verdade uma síndrome - caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas advindos da queda da taxa dos linfócitos CD4, células muito importantes na defesa imunológica do organismo. Quanto mais a moléstia progride, mais compromete o sistema imunológico e, consequentemente, a capacidade de o portador defender-se de infecções.

 

Leia Mais

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

mother-and-baby-mother-looking-eyes-of-baby1A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

Leia Mais

am i at risk for prostate cancer

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Leia Mais

   Ter os músculos definidos é o sonho de muita gente. O problema é que, com medo de engordar, deixam de lado um nutriente que, além de ajudar na definição dos músculos, os carboidratos são uma verdadeira fonte de energia para o nosso organismo.    

6401a35d-c314-4df4-d5d1-e2aae11912b2O que são carboidratos    

Os carboidratos - também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar", explica a nutricionista Marlise Stefani.

 

Leia Mais

Começam de uma hora para outra e mesmo quem já está habituado às crises de asma, não deixa de ficar preocupado. Afinal, a crise asmática é uma das principais causas clínicas de consultas em emergências e pode levar à morte. Mas é importante ressaltar que sua gravidade é influenciada por diversos fatores e, de modo geral, essas crises são leves, sendo controladas com uso de baixas doses de broncodilatadores. Nos casos mais graves pode ser necessária internação em CTI ou uso de respirador artificial.

A crise asmática, se interrompida precocemente, tem pequena chance de evoluir de forma grave. Por isso a pessoa asmática deve estar apta a reconhecer os sinais que indicam uma crise em sua fase inicial e usar os medicamentos recomendados por seu médico.

 

Leia Mais

46ce08e0-e3b7-47f5-8db4-db18a0672a9d

O sistema imunológico é a nossa rede de defesa, protegendo nosso corpo contra toxinas, vírus e bactérias. Às vezes, nossas defesas podem confundir algo inofensivo com algo potencialmente perigoso e desencadear uma reação imunológica “desnecessária”, chamada reação alérgica.

 

A alergia pode ser ocasionada pela hipersensibilidade a muitas substâncias diferentes, e para algumas pessoas, os alimentos é que são os vilões. Como a maior parte das alergias alimentares é detectada ainda na infância, os pais devem prestar atenção a qualquer reação anormal em seus filhos após uma refeição.

Leia Mais

A expectativa de vida vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, na década de 60, essa marca era de 62 anos; hoje, ultrapassa os 71.

Mas como viver bem durante a velhice?
Preparando-se desde a juventude!
2a60022f-1fa2-481e-f049-ad2a25686e77As atitudes que tomamos ao longo da vida se refletem na chamada terceira idade e os hábitos saudáveis mostrarão seus frutos nessa fase, podendo transformá-la na melhor idade.

Mas nunca é tarde para começar a cuidar do corpo e da mente.

Leia Mais

   Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.be2d1c36-a3be-4ea7-e1c6-e70e8ac59d2c   O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

   Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.

Leia Mais

8730c959-5b0a-44c1-c93a-7a433ba69b35A osteoporose (osso poroso) é uma doença que leva à fragilidade dos ossos e aumenta o risco de fraturas. Vários fatores estão envolvidos no desenvolvimento da osteoporose, alguns deles não podem ser alterados, mas felizmente, muito deles podem ser modificados reduzindo as chances do aparecimento da osteoporose.

Leia Mais

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Tipos:

- Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de

defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.

- Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

Leia Mais

São Jerônimo

1357703558 mail -2Avenida Bento Gonçalves, 170

1357703566 contact(51) 3651-1249

1357703359 map markerAbrir mapa ampliado

Butiá

1357703558 mail -2Av. Piratini, 65

1357703566 contact(51) 3652-1357

1357703359 map markerAbrir mapa ampliado